fbpx

Vinhos de guarda

Entenda um pouco mais sobre os vinhos de guarda

Muito se tem falado sobre vinhos de guarda, mas ainda há muitas dúvidas, como: como sei se o vinho que estou comprando pode ou não guardar? Todo vinho que passa por barrica é de guarda? É fato que muitos consumidores estão comprando vinhos para serem consumidos rapidamente, mas há ainda aqueles que buscam para uma ocasião especial e não sabem ao certo até quando podem estocar seus vinhos.

Na verdade, nem todo vinho que passa por barrica é de vinho de guarda, o mercado conta com marcas já conhecidas do público, sejam elas brasileiras ou estrangeiras, produzem sua linha para consumo rápido e para a guarda. Por este motivo é importante estar bem informado antes de comprar, de preferência na compra de um vinho mais especial, escolher um site e loja que conte com um sommelier, esse profissional vai ajuda-lo na escolha sem prejuízos. Os grandes vinhos de guarda costumam passar pela decantação antes de serem servidos. A oxigenação revigora seus componentes e aromas e, ainda permite eliminar os sedimentos (borras), que naturalmente aparecem e se acumulam no fundo da garrafa.

Os vinhos tintos de guarda deverão desenvolver aromas mais complexos, ganham aromas como notas de couro, tabaco, entre outras, diferente dos jovens que são frutados e mais leves, ou de corpo médio. A cor caminha para a tonalidade mais acastanhado e tijolo. Já os taninos vão ganhando suavidade, havendo, inclusive uma diminuição no corpo.

Os brancos também ganham, por exemplo, uma cor amarelo ouro e notas como nozes e frutas secas.

A Vinho Clic deseja a todos seus clientes um ano iluminado e muitos brindes!

compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×