fbpx

Vinhos brancos e comida

As combinações podem ser inúmeras , além de combinar seu frescor e leveza para os dias mais quentes.

A primavera pede vinhos mais leves e,  claro, os vinhos brancos estão inclusos. Mas o que pouca gente sabe é que os vinhos brancos podem ser  assim como os tintos mais encorpados também quando passam por barricas. Contudo, modo geral, os vinhos brancos são mais leves e frescos que os tintos. Por exemplo, os vinhos franceses brancos produzidos na região da Borgonha são grandes rótulos de vinhos leves e com frescor incrível. Eles combinam especialmente com a culinária da região, como os escargots.

Na verdade, os vinhos brancos, como todos os tipos de vinhos brilham muito a partir das suas castas, a chardonnay,  por exemplo, costuma produzir vinhos brancos muito perfumados e frutados. Os vinhos desta uva se dão bem quando harmonizados com frutos do mar encorpados, incluindo lagosta e camarão, para os chardonnay que passam por carvalho. Já os mais leves, sem passagem por barricas, caem bem com aperitivos,  além de acompanhar bem peixes de sabor menos intenso e massas suaves.

Outra casta que brilha é a Sauvignon Blanc, ela possui uma grande versatilidade de harmonização, seus vinhos costumam ser muito perfumados, de corpo médio e acidez marcante. Para os vegetarianos ela pode ser uma boa opção, pois acompanha muito bem sopas vegetarianas. Outra opção são pratos servidos com molho vinagrete, seja uma salada, um peixe, aves ou carnes grelhadas/ para acompanhar entradas.

As possibilidades de harmonização com vinhos brancos são inúmeras e neste calor vale a pena fazer tentativas de harmonização ou somente se apreciar os vinhos brancos.

 

Santé!

compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×